Sobre
Grupo de Dança D.C.

Grupo de Dança Dissídio Coletivo

Formado em 1987 por bailarinos solistas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, na busca em desenvolver um trabalho contemporâneo com base na técnica clássica, o Grupo de Dança D.C. tem se destacado pela proposta arrojada de transportar o alto nível técnico de seus bailarinos para um estilo coreográfico extremamente inovador.

1989 - Realizam duas temporadas no Teatro Villa-Lobos, RJ, tendo como convidada a 1ª bailarina do Teatro Municipal, Áurea Hammerli. São também convidados pela Sandoz do Brasil a se apresentar para 3.000 pessoas na comemoração dos 25 anos da Fábrica Química.

1990 - Participam do Festival de Dança da Ilha do Governador e do Olhar Contemporâneo da Dança no Teatro Cacilda Becker, RJ, com o programa X-RATED e participação especial de Ana Botafogo e Paulo Rodrigues, 1ºs bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A convite da Sul América de Seguros, se apresentam no Club Med de Rio das Pedras, RJ, com a participação de Cecília Kerche e Paulo Rodrigues.

1992 - Convidados pela Fundação Calouste Gulbekian, dançam trechos do espetáculo A.M.O.R., em fase de montagem e, em julho, para 2.000 pessoas nos Arcos da Lapa, RJ. Convidados pela Direção do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, remontam duas de suas coreografias: OUTONO, com música de Vivaldi e coreografia de Rodrigo Moreira para o Corpo de Baile, e o Pas-de-deux A.M.O.R., música de Mahler e coreografia de João Wlamir para os primeiros bailarinos Nora Esteves e Francisco Timbó.

1993 - Em seguida à uma apresentação especial na Noite de Gala do Congresso Mundial de Psiquiatria no próprio Teatro Municipal a convite do Consulado da França, estreiam o espetáculo A.M.O.R. no Teatro Delfim, RJ. Em agosto, abrem as comemorações de aniversário da cidade de Campos, RJ, dançando em praça pública para 5.000 pessoas. Ainda este mês, participam dos Festivais: Tápias Dance, no Teatro João Caetano, RJ, e Coreógrafo Nota Dez, este a convite do RioArte. Em setembro, a convite da Agência Tec Cine, participam de dois comerciais do Via Parque Shopping, o primeiro de inauguração e, o segundo, às vésperas do Natal, veiculados na TV e nos cinemas.

1994 - Com Apoio da SHELL, da Tec Cine e da Cara Editora, re - estreiam o espetáculo A.M.O.R. no Teatro Tereza Rachel, RJ. Em junho, apresentam o programa L'APRÈS D'APRÈS no Espaço Cultural FINEP. Em outubro, dançam o A.M.O.R. no Espaço Cultural do BNDES. Encerram ao ano participando do Auto de Natal da Cidade do Rio de Janeiro a convite da Arquidiocese e da RIOTUR.

1995 - Com o Patrocínio da SHELL, estreiam o espetáculo SAGRAÇÃO no Teatro Nelson Rodrigues, RJ. Viajam com esta produção para a Abertura do IV Fórum de Artes Visuais - 1o Cena Contemporânea na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional em Brasília, DF; levam o A.M.O.R. para Salvador, BA; e se apresentam na Casa de Rui Barbosa, RJ. Encerram o ano participando da RIOCULT 95, ocorrido no Rio Centro, RJ, com uma nova versão coreográfica para a música do Bolero de Ravel, chamada "16 MINUTOS DEPOIS...".

1996 - Iniciam o ano com uma bem sucedida remontagem de SAGRAÇÃO no Teatro Villa-Lobos, RJ; e, além de algumas apresentações no Rio de Janeiro, montam um espetáculo especial a convite da ESTUB - Estruturas Tubulares do Brasil, para comemoração dos seus 27 anos.

1997 - Participam do Vídeo Clipe da música "Baby Toque" do novo CD "UM" da cantora Baby do Brasil, veiculado na MTV. Após duas Pré - Estréias, ainda em fase de montagem, do novo espetáculo RIO 24 HORAS, patrocinado pela SHELL, uma a convite do BNDES e a outra no encerramento do 8o FESTIDANÇA no Teatro Municipal de São José dos Campos SP, a convite do SESC; estreiam em excelente temporada no Teatro Villa-Lobos, RJ. Neste ínterim, novamente a convite do SESC, se apresentam no SESC Pompéia, São Paulo, e no SESC São José dos Campos, SP. Apresentam RIO 24 HORAS no Teatro Municipal de Niterói, RJ, e na abertura da Mostra de Dança "Movimentos de Dança na Caixa", realizada pela Caixa Econômica Federal, no Conjunto Cultural da Caixa - Teatro Nelson Rodrigues, RJ. Encerram o ano do seu 10o aniversário, participando do "Dança Brasil", primeiro evento de dança realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, RJ, com o espetáculo DC MIX, que representa uma re-leitura de algumas de suas principais coreografias pertencentes aos espetáculos A.M.O.R., RIO 24 HORAS e "16 MINUTOS DEPOIS...".

1998 - Participam da 5ª Semana de Moda do Barrashopping, em 1º de setembro, desfilando para Cribb Dancing, com uma coreografia criada por João Wlamir Rodrigo Moreira especialmente para a ocasião. Estreiam APHRODITE, com Patrocínio da Shell - pelo 4º ano consecutivo - em uma temporada de 03 semanas no Teatro Nelson Rodrigues – Conjunto Cultural da Caixa, RJ.

1999 - Participam do 8º Panorama RioArte de Dança, em outubro no Teatro Carlos Gomes, com a coreografia "...Dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brazil" criada por João Wlamir.

2000 - Participam do 5as. no BNDES, no Espaço Cultural BNDES, com a nova produção D.Classix, dirigida e coreografada por João Wlamir.

2001 – Turnê Européia ( Alemanha, Áustria, Suíça e Holanda ) com o programa "D.Classix & Rio 24 Horas", pela KonzertDirektion Landgraf.

2002 - Estréia de "Cores Brasileiras" – patrocínio Caixa Econômica Federal.

2003 - Turnê Nacional com o espetáculo "Cores Brasileiras" – 1a. parte.

2004 - Segunda turnê Européia ( Alemanha, Suíça, Holanda e Áustria ) com o espetáculo "Cores Brasileiras" completo, pela KonzertDirektion Landgraf.

2005 - Temporada no Teatro Municipal "Cores Brasileiras", Temporada no Teatro Nelson Rodrigues, Campos, BNDES.

2007 - Participação nos "Solos de Dança" (SESC /RJ).

2009 - Primeira versão de "Uma em quatro" (SESC/RJ).

2010 – Estréia "Uma em quatro" com Ana Botafogo no CCC/RJ.

2011 – Estréia "Lado B" – patrocínio Correios.


Loading